teclado de computador

O Teclado de Computador faz parte de nossas vidas

O teclado de computador talvez seja o dispositivo mais utilizado em um computador, mesmo com todas as tecnologias que foram surgindo.

O ser humano sempre teve a necessidade de comunicar-se pela escrita e os teclados vieram para agilizar o processo, mesmo com a aparição do áudio e vídeo a escrita continua sendo o principal meio de comunicação.

Quando você deseja criar um texto, escreve, quando vai gravar um vídeo, escreve, quando vai gravar áudio, escreve, vai gravar um filme, escreve, enfim, a arte de escrever vale para muitas situações.

E caso você não escreva antes de criar o seu conteúdo, independente da mídia, está perdendo a oportunidade de fazer muito melhor.

Com isso os teclados fazem parte do dia a dia dos profissionais, independente da área que atuem, por isso resolvi falar um pouco deste companheiro.

Fique comigo, sente-se confortavelmente e aproveite o conteúdo.

Teclado de Computador x Máquinas de Escrever

Teclado de computador x máquina de escrever – Fonte: Foto de Coco Championship no Pexels

Não é novidade que o teclado de computador segue o mesmo design dos teclados das máquinas de escrever, mas isso tem um motivo.

As primeiras máquinas de escrever usavam um layout no teclado diferente do que conhecemos hoje e que teoricamente facilitavam a digitação.

O problema é que as teclas ficavam presas e isso atrapalhava o trabalho, foi ai que percebeu-se que mudando as teclas de lugar isso não aconteceria.

Foi ai que surgiu o que conhecemos hoje em dia como teclado QWERT e caso não tenha reparado são as letras que aparecem da esquerda para direita na segunda linha dos teclados, abaixo dos números.

Teclado QWERT – Fonte: Wikipedia

O tempo foi passando e a tecnologia avançando, até que vieram as máquinas de escrever elétricas e depois os computadores.

As teclas não ficavam mais presas, como nas máquinas mecânicas, e não havia mais a necessidade do teclado QWERT, contudo tornou-se um padrão.

Algumas empresas tentaram colocar outros padrões de teclado no mercado, mas sem sucesso.

Veja também: Linguagem Basic – Criar Jogos e Programas

Senta que lá vem História do Teclado de Computador

O criador do teclado foi Christopher Sholes e a primeira máquina de escrever foi inventada em 1714.

O teclado foi adicionado nas máquinas de escrever em 1808, em 1843, Carlos Thuber, cria um novo modelo, já mais aperfeiçoado.

Existem boatos de que Christopher Sholes havia copiado o padre João de Azevedo quando, Sholes, em 1868 criou um outro tipo de teclado, o Henry, para se ter mais agilidade na digitação.

O padre João de Azevedo foi primeiro inventor brasileiro deste tipo de mecanismo.

No século XX a máquina de teletipo uniu-se a máquina de escrever, surgindo uma nova forma de comunicação em 1930.

Em 1881 os cartões perfurados ajudaram no armazenamento de mensagens e isso foi um grande avanço tecnológico.

Na segunda guerra mundial os computadores eram usados para decifrar mensagens de guerra e para época faziam isso com rapidez.

Os anos de 1950 foram marcados pelo começo da comercialização dos computadores, como o UNIVAC que tinha um teclado para controlar o console.

Veja também: Programe em Clipper usando o compilador Harbour

Estrutura do Teclado de Computador

O teclado é um conjunto de teclas e botões, as teclas são ligadas a um chip que é responsável por identificar a tecla digitada e por enviar as informações para o computador.

As informações podem ser enviadas via rede sem fio ou cabo usando conectores PS/2, USB ou ainda o padrão DIN nos computadores mais antigos.

Um teclado padrão varia de 101 a 104 teclas, no entanto somando-se as teclas de atalho podem chegar a 130 teclas.

Existem também os teclados ergonômicos que facilitam a digitação, deixando-a mais confortável.

Os padrões mais comuns são o QWERTY e o AZERTY (francês)

Alternativas de telados

Existe um padrão que reduz o número de tecla e ficou conhecido como “Chord”, neste sistema ao pressionar teclas simultaneamente é produzido um caractere diferente.

No Chord usuário deve aprender a combinação de teclas para gerar os caracteres que necessita.

Exemplo deste modelo é o GKOS, usado para dispositivos sem fio pequenos e o AlphaGrip, teclado tipo controlador de jogos e também introduz dados e texto.

No Brasil existem dois padrões de teclados, ABNT e ABNT2, os dois baseados no QWERTY.

Tipos de Teclado de Computador

Teclado Chiclete

Teclado feito com teclas chatas ou em formato de losango que lembram borracha ou pedaços de chiclete.

Chiclete é uma marca comercial de goma de mascar e este modelo não foi dos mais aceitos pelo mercado, mas os comerciantes gostavam porque o material utilizado era de baixo custo.

Os primeiros computadores, como o ZX Spectrum, portáteis e laptops foram equipados com teclado chiclete.

Teclado de membrana

Neste tipo de teclado as teclas não são móveis como na maioria, ficam em uma superfície plana e flexível.

Teclados de membrana operam através de contatos elétricos e foram utilizados em alguns dos primeiros computadores domésticos na década de 1980,

É barato para produção em massa, de fácil manutenção e tem vida útil longa, também é mais resistente a sujeira e líquidos derramados.

Teclado de telefone

O teclado de telefone é utilizado em telefones de teclas, criados em 1960 e usa o sistema de tons DTMF, que substitui o disco.

É diferente do teclado numérico encontrado em computadores e calculadoras, pois possui os números dispostos da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Veja também: Computador Anos 80 – Máquinas que surgiam e mudavam a vida das pessoas

Conclusão sobre Teclado de Computador

Existe muitas informações que podem ser descritas a partir de cada tipo de teclado mencionado neste artigo, mas como sempre digo ficaria inviável e não é o objetivo.

Continue as suas pesquisas e entenda mais sobre o assunto.

Participe com suas sugestões e comentários.

Não esqueça de inscrever-se no site para receber atualizações gratuitas e/ou baixar o meu e-book.

Obrigado pela visita !

Fonte utilizada: Wikipedia

Deixe uma resposta

Siga no Telegram

Receba as atualizações pelo Telegram

Entrar Agora
Fechar
%d blogueiros gostam disto: