logica de programacao

Lógica de Programação – Porque muitos não conseguem

Lógica de programação é um assunto que sempre surge na web, afinal esta parece ser uma dificuldade que sempre existiu.

Quando comecei efetivamente a estudar sobre programação de computadores o ano era 1998 e a internet ainda estava iniciando.

As aulas eram com fluxogramas na lousa e tínhamos que repassar o conteúdo para o caderno, feito isso aguardávamos a outra aula, Pascal, para transmitir o conteúdo do papel para a linguagem.

Adivinhem o que acontecia ?

A maioria entendia e fixava o que deveria ser feito, com exceção de alguns que não faziam as atividades.

Quer saber como eu percebi que aprender lógica de programação escrevendo é melhor do que usando um computador ?

Continue lendo e descubra como me livreu da síndrome do “Não Consigo Programar”.

Lógica de Programação com lápis e caderno

Com lápis e caderno você aprende muito mais

O ano era 1998 e eu escolhi a universidade de processamento de dados porque “achava” que eu já era um bom conhecedor do assunto, afinal eu já acessava a internet via moden a um bom tempo.

Desde os 14 anos já trabalhava com Dbase, Lotus Notes, além de ter algum contato com Clipper, ledo engano, eu tinha muito à aprender.

Descobri que eu era um bom usuário e a coisa piorou quando os assuntos relacionados a programação de computadores começaram a aparecer.

Escrevo este artigo em 2020 e muita coisa aconteceu desde a minha formação, certamente surgiram “novas maneiras de aprender”.

A questão é que hoje em dia eu vejo que perdi muito tempo com as “novas tecnologias” que supostamente facilitam o aprendizado.

Tudo mudou quando conheci um professor, infelizmente só através dos livros e pelo Youtube.

O professor que fez com que eu aprendesse lógica de programação

O seu nome, Piorluigi Piazzi, um italiano que foi um dos percurssores da micro computação no Brasil com os seus livros e vídeos sobre MSX.

Piazzi era um profissional fantástico, daqueles que os alunos não faltavam as suas aulas, era formado em Física pela USP e técnico em Química.

Livros do Professor Piazzi:

  • Aprofundando-se no MSX (1987)
  • Estimulando Inteligência (2008)
  • Aprendendo Inteligência (2008)
  • Ensinando Inteligência – Volume 1 (2009)
  • Inteligencia em Concursos (2013)

Fonte: Wikipedia

Eu me formei em 2002 e já estava trabalhando na área como “desenvolvedor”, que é diferente de “programador”.

Eu vejo o desenvolvedor como alguém que trabalha com ferramentas visuais e no meu caso eu trabalhava na época com Visual Basic 6.0 e VBA.

O programador é aquele que realmente programa, que possui uma visão além do que está na tela, é o profissional que consegue desenvolver algo em C, Pascal ou Assembly.

Voltando a lógica de programação, eu digo que eu penei para conseguir realmente dizer que eu tinha uma boa lógica e isso me incomodava muito.

Foi ai que conheci os livros voltados a inteligência do Professor Piorluigi Piazzi, já tinha passado mais de 5 anos da minha formação.

O que o ensinamento do Piazzi fez por milhares de alunos

É claro que falo dos que tiveram contato com a obra do professor Piazzi, e principalmente com os que leram, já que no Brasil ler um livro parece ser um problema.

Eu já conhecia o livro do Piazzi, Aprofundando-se no MSX, mas foi quando eu li Estimulando Inteligência e Aprendendo Inteligência quew tudo mudou.

Além de programador eu leciono aulas particulares (hoje praticamente 100 % via web) , já dei aula em colégios particulares e estou preparando-me para aulas em universidades.

E adivinhe o que eu apresento hoje em dia nas aulas ?

Isso mesmo, as dicas do Piazzi, afinal percebi (por experiência própria) que não adianta ter em mãos as melhores tecnologias para aprender.

Tem coisas que funcionam com lápis e papel, inclusive lógica de programação.

Como aprender lólica de programação e nunca mais esquecer

Não tenha uma mente esquecida, vazia, cuide do seu conhecimento

Mesmo que você não queira ler nada, vou deixar aqui a dica principal do professor Piazzi que mudou a maneira que aprendo.

Sempre comento isso com meus alunos e coloco em prática nos meus estudos.

Palavras do Piazzi: “Escrevendo você guarda as informações no seu HD (cérebro), digitando você guarda no HD do computador.”

E não é que é verdade !!!

A partit do momento que comecei a passar para o papel as partes principais dos códigos que crio, em vez de ir direto para o computador, ficou muito mais fácil.

A lógica de programação muda a cada problema que encontramos, mas a base é sempre a mesma, sendo assim, basta colocar no papel para não esquecer.

Faça este teste…

Pegue um caderno, ou simplesmente um pedaço de papel, um lápis ou caneta e escreva as informações abaixo.

1 – Faça o que fazia-se antigamente, crie um fluxograma.

fluxograma lógica de programação

2 – Coloque no papel as condições apresentadas.

Se média >= 7 então aprovado, senão reprovado.(este é ponto da lógica).

3 – Faça mais testes baseando-se neste exemplo, vá aprofundando na dificuldade.

4 – Crie novos fluxogramas com repetições e novas estruturas de controle (for, while, switch, etc.)

Achou muito simples ? Mas é simples mesmo !

Treine um pouco todos os dias (sempre no papel), você irá surpreender-se como ficará fácil quando for necessário passar para o computador.

Chegará um momento que não será mais fazer estes estudos diários, somente quando estiver documentando novos programas, claro.

Conclusão sobre Lógica de Programação – Porque Muitos Não Conseguem

Achou muito simples esta explicação ? Mas é simples mesmo, não tem nenhuma mágica e nem existem pessoas especiais que conseguem programar.

É apenas estudo e técnica, lembrando que você NUNCA deve diminuir-se quando encontrar alguém que aprende mais rápido que você, isso é normal.

Somos pessoas diferentes, mas agora você tem uma nova técnica que ajudará para aprender lógica de programação ou qualquer outro assuto.

Lembrando que a matéria mais fácil de aprender é matemática, ao contrário do que a maioria diz, por um motivo simples, você faz os exercícios no papel para aprender.

Não deixe de pesquisar sobre os livros do professor Piazzi, uma dica legal é buscar na editora Aleph, que era de sua propriedade.

Clique aqui para acessar o site da editora.

Obrigado pela visita e bons estudos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Telegram

Receba as atualizações pelo Telegram

Entrar Agora
Fechar