Inbound Marketing

Inbound Marketing: A Melhor Estratégia para Atrair Clientes

Inbound Marketing significa marketing de entrada, são visitantes que são atraídos para o seu site em busca de respostas.

Você pode vender um curso para criar sites de vendas ou um curso para programação de sistemas, o cliente chegará até você através do seu conteúdo.

Este processo não é novo, mas ainda existem os que desejam resultados rápidos e contam com as campanhas pagas para que isso aconteça.

Quando começaram as campanhas do Google Adsense, do Facebook e outras mídias era fácil atrair clientes, mas a cada dia é necessário investir mais.

A concorrência e o preço das campanhas aumenta a cada dia, sendo assim a maneira menos custosa para atrair clientes é através do Inbound Marketing.

Pensando nisso criei este artigo com um passo a passo que mostrará como criar conteúdo de qualidade para atrair clientes.

Continue lendo e conheça as dicas para deixar o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google.

O que é Inbound Marketing

inbound marketing
Imagem de Kate Stejskal por Pixabay

Inbound Marketing ou em português, Marketing de Entrada, significa atrair visitantes com a criação de conteúdo que resolva problemas.

Além de atrair visitantes, cria “intimidade” com os possíveis clientes e isso acontece porque as pessoas preferem ouvir pessoas e não anúncios.

No caso das campanhas pagas elas passam a sensação de que alguém deseja vender algo e, além de ser desconfortável, não cria intimidade com os visitantes.

Quando o conteúdo certo é publicado os clientes começam a chegar porque você torna-se relevante para eles.

A questão é que não basta sair escrevendo para que o Inbound Marketing dê certo, deve-se seguir algumas regras.

Para saber mais vamos entender como o Inbound Marketing deve ser usado.

Como usar o Inbound Marketing

Lembre que o Inbound Marketing atrai visitantes para os seus artigos, vídeos, podcasts e outras mídias de conteúdo, porém a melhor de todas é o texto em artigos

Caso não tenha percebido tudo começa no texto, se vai escrever um artigo usa a escrita, se vai criar um vídeo crie um script, se vai gravar um podcast, escreva antes, etc.

Sendo assim acostume-se a escrever antes de criar o seu conteúdo, com o tempo este processo ficará mais rápido e automático.

Como criar conteúdo com Inbound Marketing

Conteúdo de qualidade é a palavra chave para aparecer na internet e independente do mecanismo de busca o processo é sempre o mesmo.

Antes de existir o Google várias técnicas eram utilizadas para aparecer na internet, mas tudo foi sendo refinado e a qualidade é hoje o carro chefe.

Lembro quando não existiam regras claras para a criação de conteúdo e costumava-se postar diversas palavras chave escondidas no site para aparecer nos mecanismos de busca.

Com o tempo o Google foi crescendo e hoje é ele que dita as regras, ou você as segue ou não aparece no buscador.

Quais as regras de Inbound Marketing para aparecer no Google ?

Segundo a Semrush existem 15 fatores essenciais para aparecer no Google, são regras referentes ao SEO que estão intimamente ligadas ao Inbound Marketing.

1 – Criação de Conteúdo de alta Qualidade

Criação de conteúdo que tenha especialização, autoridade e confiabilidade.

2 – Palavra(s) chave na url, título e descrição do conteúdo

Otimize as palavras chave para os mecanismos de busca repetindo-as algumas vezes durante o conteúdo.

3 – Usar as palavras chave certas para o assunto tratado

Pense nas palavras chave que o visitante pode digitar para chegar até o seu conteúdo e use-as. Pesquise no próprio Google e/ou use o Ubbersugest.

4 – Backlinks de qualidade

Os Backlinks são sites que apontam para o seu site e isso ainda funciona muito bem, principalmente se o site correspondente possui certa autoridade.

5 – Usar a certificação SSL

O certificado SSL (https) vai garantir que o seu site é seguro, hoje em dia a maioria dos visitantes não acessa sites que não usam este quesito, além disso é um dos pontos chave para um bom ranqueamento..

6 – Fácil rastreabilidade

O rastreamento é o processo de pesquisa para conteúdo na internet, configure o Search Console no seu site para ser rastreado pelo robô do Google com facilidade.

7 – Carregamento rápido do site

Sites que o Google considera como ótimos levam menos de 3 segundos para carregar, utilize imagens de tamanho adequado, no caso do WordPress elimine plugins que não estiver utilizando.

Busque plugins que ajudam na otimização do seu site.

8 – Engajamento com os visitantes

Você percebeu que o trabalho de inbound marketing está funcionando, os clientes estão chegando, mas e agora o que fazer ?

Para muitos o mais difícil é converter os visitantes em compradores e o melhor para isso é ter um bom engajamento, engajar-se significa comunicar-se da melhor maneira possível respondendo a todas as dúvidas.

Responda a todas as perguntas, caso não existam perguntas procure saber como foi a experiência quando o cliente visitou o seu site, ferramentas como o Mautic ajudam neste processo.

9 – Usar dados estruturados

É um tipo de micro-dado que informa ao Google como as páginas devem ser tratadas e interpretadas.

Veja mais detalhes aqui.

10 – Ter um site com autoridade

Para ter autoridade é necessário que o site prove o seu valor, fatores como SEO, backlinks e velocidade de carregamento influenciam diretamente nisso.

11 – Sites Mobile Friendly

Já faz tempo que para um site estar bem posicionado no Google é necessário que seja de fácil acesso em dispositivos móveis.

Avalie o seu layout, faça testes em celulares e tablets, isso ajuda diretamente no Inbound Marketing.

12 – Divulgação de empresas confiáveis

É comum começar a receber ofertas para divulgar serviços conforme o site vai ficando bem rankeado no Google, mas deve-se tomar muito cuidado.

Empresas online abrem e fecham todos os dias e muitas delas são fraudes, quando você divulga um negócio vindo de empresas deste tipo o seu nome fica diretamente ligado.

Na maioria das vezes fica difícil explicar que era só uma divulgação e que você não sabia das “armadilhas” da suposta empresa.

Fique atento(a).

13 – Usar informações coerentes nas redes sociais

As redes sociais, com exceção de alguns conteúdos como vídeos do Youtube (que também é da Google), não tem grande relevância para o ranqueamento no Google.

Isso não significa que não deva usá-las, afinal os clientes também estão lá.

As redes sociais são relevantes para conseguir engajamento com seus seguidores, levando-os para as suas páginas de captura e/ou conteúdo do seu site e/ou blog.

14 – Otimização para o Google Snippets Shortcut

Os snippets são aqueles artigos que aparecem no início de uma busca, logo após as campanhas pagas, geralmente estão relacionados à conteúdo baseado em perguntas.


Ex:

CAMPANHA PAGA…

CAMPANHA PAGA…

CAMPANHA PAGA…

“Inbound Marketing: 5 dicas que irão ajudar você”

1 – Crie conteúdo de qualidade

2 – Entenda o que o seu visitante deseja

3 – Entregue o que prometeu

4 – ………………..

Clique aqui para saber mais sobre Snippets.

15 – Uso de interface amigável

Sim, seguir o que o Google recomenda para aparecer nas primeiras páginas é de suma importância, mas as pessoas são mais importantes.

Lembra ? Estamos falando de pessoas, e pessoas enxergam o seu conteúdo, sendo assim a interface deve ser o mais amigável possível.

Eu não sou um designer, mas procuro seguir o mínimo recomendável para agradar os meus visitantes.

A dica aqui é, pesquise outros sites, veja como estão trabalhando e se estes sites agradarem você procure seguir padrões de designer parecidos.

Mas nunca, em hipótese alguma copie, simplesmente faça consultas para ter ideias ou para melhorar as que já existem.

Inbound X Outbound Marketing – Quais as diferenças

inbound marketing
Imagem de Joseph Mucira por Pixabay

No Inbound Marketing as pessoas chegam até o seu conteúdo porque estavam buscando por ele, assim as chances de bons resultados são maiores.

Isso acontece na maioria das vezes porque você estará resolvendo uma dor do seu visitante, entenda dor como uma dúvida, por exemplo…

  • Como fazer bolo de chocolate com sorvete
  • Porque as crianças de hoje estudam menos
  • 5 dicas para acabar com o medo de dirigir
  • Inbound Marketing: A Melhor Estratégia para Atrair Clientes (título deste artigo)

Enfim, o Inbound Marketing não é invasivo, diferente das campanhas pagas que aparecem enquanto você está navegando.

Eu trabalho com Google Adsense e isso me ajuda com algumas despesas, por exemplo a hospedagem deste site, porém sei que as propagandas que aparecem não agrada a muitos.

O Outbound Marketing pode incluir as campanhas pagas ou mesmo as propagandas que aparecem nas rádios, jornais, revistas e canais de televisão.

No Outbound o que vale é a mensagem ser espalhada para todo lado e torcer para que alguém se interesse e consuma o seu produto / serviço.

A vantagem do Outbound Marketing é que você consegue pelo menos direcionar a mensagem para uma parcela do público específica.

No caso da internet, “Adultos de 35 a 55 anos que moram no Rio de Janeiro”, por exemplo.

No caso da televisão, radios, revistas e jornais, “procura-se colocar anúncios em locais que supostamente o público a ser atingido estará presente”, por exemplo no horário nobre da noite para aparecer em novelas, jornais, etc.

O ideal é usar as duas técnicas juntas, Inbound Marketing que é mais demorado o resultado, porém é duradouro, e o Outbound Marketing que possui resultados mais rápidos, porém parou de pagar não aparece mais.

Etapas para uma boa estratégia de Inbound Marketing

A internet proporciona ferramentas que auxiliam no trabalho com Inbound Marketing, abaixo segue as principais.

Blog

O Blog é a ferramenta que eu mais gosto, foram os blogs que despertaram em mim o desejo de trabalhar com internet e aprender sobre marketing digital.

Além disso é a melhor ferramenta para aparecer no Google, porque é através deles que o conteúdo pode ser criado constantemente, usando diversas palavras chave para atrair visitantes.

Redes Sociais

Já informei neste artigo que não sou adepto das redes sociais, porém é necessário estar nelas, afinal o público também passa por lá.

O que você não pode de maneira nenhuma é dedicar o seu trabalho somente às redes sociais e os motivos são óbvios, elas não são suas.

Use as redes sociais para criar engajamento com o seu público e deixe sempre que possível links para o seu site.

Não abuse de chamadas para o seu site porque as redes sociais dão preferência para conteúdos que não saem do ambiente da mídia.

A regra que eu procuro seguir é, a cada 3 ou 5 postagens em uma delas eu deixo um link para algum conteúdo do meu site.

Palavras chave e SEO

As palavras chave são o coração do inbound Marketing no que refere-se a atração de visitantes, mas não abuse delas.

Caso não tenha reparado a palavra chave que estou usando neste artigo é Inbound Marketing e sei que é uma palavra chave concorrida, por isso tenho que ter paciência para aparecer na primeira página do Google.

Além disso o SEO também deve ser trabalhado usando a palavra chave em questão, além de palavras chave de segundo nível, por exemplo.

Vídeos

Os blogs continuam sendo uma excelente maneira para atrair visitantes para o seu conteúdo, mas eles já reinaram sozinhos na internet, hoje em dia existem outras mídias importantes.

Os vídeos são exemplo disso, se você quiser aparecer na internet deve ter um site com um blog agregado a ele, mas não pode ficar sem gravar vídeos para a internet.

Eu tenho mais de um canal no Youtube e para o conteúdo relacionado a este blog aonde falo sobre retrocomputação e marketing utilizo este canal.

De início não espero ter o equipamento ideal para gravar os seus vídeos (eu não tenho até hoje), apenas comece, grave tutoriais usando ferramentas que gravam a tela do pc ou do celular.

Use a imaginação, o importante é estar ativo, procure gravar pelo menos 1 vídeo por semana.

Call to Action e Landing Pages

Depois que você atingiu o objetivo de atrair pessoas interessadas no seu conteúdo você deve saber o que fazer com elas.

Talvez queira vender um produto ou serviço, atrair leads para a sua lista de e-mails ou ganhar dinheiro com Adsense, não importa, mas é necessário saber quais são os seus objetivos.

Uma estratégia comum é o uso de landing Pages oferecendo um e-book ou a venda de algum treinamento.

Faça testes, não existe a estratégia perfeita ou uma única estratégia.

Se necessário faça tudo novamente

É isso mesmo, é comum ter que refazer o trabalho, até mesmo o produto que deseja vender.

Não fique chateado(a) com isso, faz parte do aprendizado, que é constante, esteja preparado(a).

Crie uma persona para saber com quem está falando

Imagem de Gordon Johnson por Pixabay

Entenda uma persona como um personagem que representa o seu público, veja a seguir o que deve ser definido para a criação de uma persona.

  • Características pessoais
  • Poder aquisitivo
  • Estilo de vida
  • Hobbies
  • Interesses
  • Redes sociais que utiliza
  • Local que trabalha
  • Problemas que enfrenta
  • Onde costuma comprar
  • Desejos
  • Frustrações
  • Crenças
  • O tipo de conteúdo que costuma consumir

Inbound Marketing e o E-mail marketing

Serei redundante neste início em comparação com o que já existe na internet…

NÃO FAÇA SPAM, NUNCA !

Não fazer spam é o básico, mas sempre é bom lembrar, afinal ainda hoje existem os que vendem listas de e-mails, e pior do que isso, existem os que compram.

Dito isso vamos as dicas de e-mail marketing com inbound Marketing.

A melhor maneira de fazer Inbound Marketing com E-mail Marketing

O e-mail é uma das ferramentas mais antigas de marketing na internet e, diferente do que muitos dizem, está longe de acabar.

Nas estratégias de Inbound Marketing o objetivo é atrair visitantes para convertê-los em clientes ou que façam algo durante a visita no site.

Pense comigo, além do tempo e esforço na criação, você não investe dinheiro para escrever artigos, consequentemente não investe em campanhas pagas.

A questão é que você deve preocupar-se em guardar o contato das visitas para comunicar-se depois e a melhor maneira de fazer isso é usando estratégias de e-mail marketing.

Como criar uma estratégia de e-mail marketing

Atrair visitas para o site e construir uma lista de e-mail, consequentemente comunicar-se com esta lista usando técnicas de marketing digital.

Para construir a lista de e-mails não basta atrair visitantes, é necessário oferecer algo para que ele deixe os dados de contato.

O mais comum, e funcional, é oferecer um e-book, na qual o visitante deve deixar pelo menos o e-mail para poder baixá-lo.

Feito isso você terá o contato para comunicar-se depois, sem a necessidade de ter que pagar com isso, e não se preocupe em vender algo imediatamente.

Com os contatos em sua lista de e-mails (autorizado pelo visitante) a comunicação se inicia.

Segue algumas dicas para uma comunicação efetiva.

  • Seja pessoal e na assinatura dos e-mails coloque o seu nome
  • Caso tenha solicitado também o nome do visitante, use-o na comunicação
  • As mensagens de texto tem melhores resultados do que mensagens com imagens
  • Sempre deixe no e-mail a opção do lead sair da lista
  • Use ferramentas de e-mail marketing que possuam a opção de auto responder
  • Envie broadcasts, mas não abuse, no máximo 2 e-mails por semana é um bom número

Os e-mails que enviar aos seus leads devem conter respostas as dúvidas, devem resolver problemas, como se fossem pequenos artigos.

As pessoas afastam-se quando a comunicação é somente de vendas, então perceba o momento certo para vender algo, não existe uma estratégia única, faça testes.

Por exemplo, a cada quatro ou cinco e-mails envie um oferecendo o seu produto ou serviço.

Conclusão sobre Inbound Marketing

Eu estou na internet desde o início e acompanhei praticamente tudo o que foi surgindo, já acertei, mas também errei muito.

De todas as técnicas que conheci e melhor de todas foi o Inbound Marketing, tanto pelo custo como pelo retorno.

Prepare-se porque é bastante trabalho e os resultados chegam, mas não são imediatos, porém são constantes a partir do momento que o público começa a confiar em você.

Obrigado pela visita e não vá embora sem baixar o meu e-book para receber as novidades.

Deixe uma resposta

Siga no Telegram

Receba as atualizações pelo Telegram

Entrar Agora
Fechar
%d blogueiros gostam disto: