A história do e-mail

Conheça a História do e-mail e Sua Evolução

A história do e-mail traz diversos aspectos interessantes e que mostram a evolução da sociedade no sentido de agilizar e facilitar a comunicação.

Caso você tenha participado do início da criação desta ferramenta fantástica sabe que foi uma das maiores invenções já criadas e que existe antes da internet.

O e-mail surgiu a partir da Arpanet e padrões para codificações de mensagens com este fim foram propostas a partir de 1973. Em 1980 a Arpanet tornou-se a internet e um e-mail de texto enviado nesta época é muito parecido com o que temos hoje em dia.

Quando a internet ainda não era de uso doméstico e no Brasil existia somente em grandes Universidades, a BBS (será assunto de outro artigo) era muito utilizada, mas o objetivo não era o mesmo do “nosso e-mail”.

O assunto é fascinante, então vamos logo ao conteúdo.

Continue lendo e não esqueça de deixar os seus comentários !

História do E-mail – Como tudo começou

O começo – Fonte da imagem: Foto de Miguel Á. Padriñán no Pexels

Vamos começar com o bom e velho correio ,tem-se registro que o primeiro envio de mensagem foi feito na Grécia antiga, por volta de 190 a.c. Um general de Atenas enviou um mensageiro para informar aos atenienses a vitória sobre os persas, mas segundo consta ele correu em torno de 42 km, chegou ao seu destino e disse “vitória”, logo em seguida caiu morto.

Esta parte da história do e-mail não é muito animadora, porém a distância de 42 km tornou-se padrão nas maratonas. Há também relatos de troca de mensagens entre egípcios e babilônicos, transmitidos em tábuas de argila.

Veja também => Linguagem Basic para criar jogos e programas

Outros tipos de mensagens

Usando tábuas cobertas com cera quente, conhecidas como pergaminhos, papiros ou tabularis, os romanos trocavam mensagens entre o seu exército e funcionários espalhados pelo território conquistado.

Com a queda do império romano estas mensagens desapareceram, mas outros povos utilizavam pombos e andorinhas, treinados para enviar mensagens.

Em alguns casos a mensagem era enviada pintando o pássaro e cada cor tinha um significado específico, também utilizava-se o método de amarrar a mensagem no pé do pássaro.

Telégrafo e outros meios

O telégrafo foi criado por Samuel Morse e teve a primeira transmissão em 1844, foi neste ponto que a eletricidade teve a sua primeira aparição para o envio de mensagens.

Alexander Graham Bell, em 1876, teve a sua primeira boa experiência no uso do telefone e o fax, possivelmente inventado antes do telefone, ficou popular em 1966 com o lançamento do fax operado por linha telefônica.

O primeiro sistema que usou computadores para troca de mensagens possivelmente foi criado em 1965, assim era feita a comunicação entre usuários de um mainframe.

Rapidamente o sistema tornou-se um “e-mail”, permitindo a troca de mensagens entre usuários em diferentes computadores.

O tempo passou e a rede Arpanet teve grande participação na evolução do e-mail e em 1969 foi enviada a primeira mensagem de e-mail entre computadores com diferentes sistemas.

A primeira mensagem foi “LO.” e era para ser LOGIN, mas no momento do envio houve instabilidade na rede, a mensagem saiu da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Veja também => Computadores nos anos 80

História do e-mail e tecnologia utilizada

Tecnologias utilizadas – Fonte da imagem: Foto de Pixabay no Pexels

Basicamente um e-mail trabalha com servidores de entrada e servidores de saída e para o envio conecta-se com o outgoing server (servidor de saída) e com o protocolo SMTP (Protocolo de transferência de correio simples).

Sempre que um e-mail é enviado ele interage com o servidor SMTP que pode ter contato com outros servidores SMTP, já para o recebimento de mensagens é acessado o protocolo IMAP ou POP, que permitem o download de mensagens no servidor.

Alguns dos sites mais conhecidos e que fornecem e-mails gratuitos para os usuários criaram um tipo de avaliação para “e-mails restritos”, mas isso não é um novo protocolo, é apenas um meio de barrar spammers que fazem divulgação não autorizada de mensagens em massa.

Já o e-mail com privacidade segura geralmente é utilizado por autoridades e o uso é controlado.

Segundo entidades internacionais e/ou ligadas ao governo o e-mail é caracterizado como:

  • Privativo ou de uso exclusivo da autoridade: esse e-mail, apesar de ter acesso a rede é tão restrito que a própria autoridade deve configurá-lo de quem recebe as mensagens;
  • Semiprivatizo: o mesmo que privativo, porém menos restrito.

E-mails gratuitos

Com a popularidade do e-mail começaram a surgir sites oferecendo o serviço gratuitamente segue abaixo alguns dos mais conhecidos.

  • Gmail
  • Zoho Mail
  • iCloud Mail
  • Windows Live HotMail
  • GMX Mail
  • Yahoo Mail
  • Fast Mail Gast Acount
  • Inbox.com
  • Lavabit
  • Bol Mail
  • Outros.

Os e-mails gratuitos foram um grande salto no início da internet pública, neste momento muitos disseram que era o fim dos Correios.

Veja também => Programação com Harbour

Depois de tantos anos o e-mail continua popular

O e-mail ainda é muito popular – Fonte da imagem = Foto de anna-m. w. no Pexels

Pra você que achava (ou acha) que as redes sociais, vídeos online e outras maneiras de comunicar-se pela internet acabariam com o e-mail, errou.

O e-mail bem utilizado é a melhor maneira de comunicar-se com o seu público alvo e empresas sérias dedicam-se a melhorar diariamente a entregabilidade das mensagens.

O problema continua sendo os spammers, mas eles estão fadados a acabar, basta lembrar que serviços de e-mails gratuitos como Gmail, Yahoo Mail, Outlook e outros simplesmente colocam e-mails suspeitos na caixa de spam.

Nestes casos o proprietário da conta nem chega a ler os e-mails e quem os envia não tem retorno, enfim, fazer spam é trabalho e tempo jogado no lixo.

Conclusão sobre história do e-mail e sua evolução

Já tentaram de tudo para acabar com e-mail, profissionais sérios do marketing digital sabem que é a melhor ferramenta para entrar em contato com os clientes.

Pense que em uma rede social o usuários vê as mensagens passando na timeline e com os e-mails eles são entregues na caixa de entrada das pessoas (tomando os devidos cuidados para não fazer spam).

A tecnologia utilizado para o envio e recebimento dos e-mails não teve grandes mudanças desde a sua criação e isso significa que foi bem feita desde o início.

Aproveite para baixar o meu e-book e/ou fazer parte da minha lista para receber as atualizações do blog.

Participe com seus comentários, sugestões e dúvidas.

Obrigado pela visita !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Telegram

Receba as atualizações pelo Telegram

Entrar Agora
Fechar