Relembre as séries brasileiras de sucesso dos anos 90: de Castelo Rá-Tim-Bum a Carga Pesada

series brasileiras dos anos 90


Os anos 90 foram uma época de ouro para a televisão brasileira, com uma grande variedade de séries de TV que se tornaram icônicas e ainda são lembradas com carinho pelos fãs. Aqui estão sete séries brasileiras dos anos 90 que deixaram sua marca na cultura pop.

"Castelo Rá-Tim-Bum" (1994-1997)

Nino é um menino de 300 anos que mora com seu tio, Dr. Victor, um mágico e cientista, e sua tia Morgana, uma bruxa de 6.000 anos.

Os três moram em um palácio em uma parte não revelada da cidade de São Paulo. Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca foi à escola, devido à sua idade incomum de 300 anos.

Seus pais o deixaram para morar com Victor e Morgana, pois tiveram que fazer uma viagem ao espaço, levando seus dois irmãos mais novos.

Apesar de ter amigos animais sobrenaturais no Castelo, Nino, tendo perdido amigos como ele, resolve fazer uma experiência que aprendeu com seu tio Victor, e acaba trazendo para o Castelo, três crianças que acabaram de sair da escola.

Liberto da solidão, Nino recebe visitas diárias do trio, além da visita especial do velho amigo, o entregador de pizza Bongô; a glamorosa repórter de TV Penelope; do conto popular de Caipora; e ET, Etevaldo.

Quem preenche o lado ruim da história é o Dr. Abobrinha, um promotor imobiliário que quer demolir o Castelo e construir no seu lugar um prédio de cem andares.

"Sai de Baixo" (1996-2002)

Carlos Augusto "Caco" Antibes e sua esposa Magda moravam em um casarão nos Jardins, desfrutando de todas as comodidades de uma vida abastada. Cassandra, a mãe de Magda, veio morar com eles após a morte de seu marido, o Brigadeiro Hall. Até que um dia a Receita Federal auditou as contas pessoais de Caco, encontrando muitas fraudes e golpes.

Na época, Caco foi despejado do casarão junto com a esposa e a sogra, e todos os seus bens foram confiscados. Assim, os três se veem sem saída a não ser buscar hospedagem no apartamento do irmão de Cassandra, Vanderlei Vavá Mathias, dono de uma agência de viagens cuja sede fica no próprio apartamento, a Vavatur, e que oscila entre bons e maus negócios.

Vavá não gostou da chegada de seus parentes, pois considera sua família sem-teto "um bando de gente descuidada e indiferente". No entanto, ele é moralmente obrigado (e legalmente, já que Cassandra também é a dona do apartamento - ela e o irmão o herdaram do pai) a recebê-los, Vavá, sua empregada e fiel escudeira Edileuza e seu namorado, o porteiro Ribamar , desde então começaram a fazer de tudo para seus indesejados visitantes do inferno.

No entanto, foi Vavá quem passou pelo inferno, pois sua família não teve problemas em se recusar a ajudar nas despesas da casa quando ele procurava emprego. Ao contrário, para fugir do trabalho, o malandro Caco sempre inventava ideias rebuscadas para conseguir dinheiro fácil custe o que custar, enquanto brigava com a sogra Cassandra e aturava a estupidez da mulher Magda.

"Mundo da Lua" (1991-1992)

Mundo da Lua foi filmado entre maio de 1991 e julho de 1992. Foi ao ar pela primeira vez aos domingos. Ainda em 1991, a série começou a ser exibida durante a semana, e os episódios do programa foram repetidos.

Esta série foi exibida por vários anos na TV Cultura, é campeã de sucesso e audiência deste canal na década de 90. Também foi exibido na TV Globo em janeiro de 1993, durante as férias, no período da manhã, e atualmente está em exibição na televisão.

A casa que foi palco da gravação, que foi o local simbólico da inauguração, ainda existe e está localizada entre os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, em São Paulo.

Em 2020, a empresa Danone, por meio de sua marca Danoninho, lançou um episódio inédito de Mundo da Lua que contou com a ajuda de inteligência artificial para recriar a voz de seu filho.

A série traz Lucas Silva e Silva, um menino que ganhou um gravador do avô Orlando quando ele tinha dez anos. Em meio aos problemas habituais da transição da infância para a adolescência, Lucas cria histórias no gravador a partir de como gostaria que as coisas fossem.

Ele mora na casa do avô com os pais, Rogério, professor que trabalha duro em três empregos, e Carolina, que trabalha em uma loja; irmã mais velha, Juliana; e a empregada Rosa, que, apaixonada por Marcelo, conversa com o apresentador Ney Nunes em sua rádio.

A série retrata uma típica família paulistana com metade paterna descendente de italianos, metade materna descendentes de portugueses e argentinos, alguns parentes de origem japonesa e uma empregada doméstica nordestina paraibana.

"Malhação" (1995 - atual)

Na primeira temporada, a estrutura narrativa da série funcionava com base em divisões semanais: uma história - como uma suspeita de gravidez ou uma trama feita por um antagonista, por exemplo - começava na segunda-feira e era resolvida na sexta-feira, introduzindo um gancho, com o tema da semana seguinte, é costurado um enredo central para os personagens que se estende ao longo da temporada.

No entanto, a resolução das histórias em uma semana era considerada muito rápida e, a partir da segunda temporada, as tramas começaram a ser desenvolvidas lentamente ao longo de semanas, em favor de histórias mais longas, sem resultados imediatos.

Na quinta temporada, em 1998, a série foi ao ar, onde os telespectadores podiam se comunicar por meio de um chat no site da emissora e por meio de ligações telefônicas, que mostravam onde a trama deveria seguir, mas o formato foi rejeitado e ficou por alguns meses, retornando para um formato anterior para histórias gravadas e desenvolvidas por escritores ao longo de semanas ou meses.

Em 2017, vinte e dois anos depois, a série alcançou seu primeiro objetivo com a temporada Malhação: Viva a Diferença ao abordar temas considerados difíceis ao mostrar questões relacionadas ao autismo, homossexualidade, forte uso de drogas e abuso sexual de jovens por um familiar .

Leia também: Filmes dos anos 80 sobre computadores

"Você Decide" (1992-2000)

Você Decide foi um programa de televisão não seriado brasileiro que foi ao ar na TV Globo entre 1992 e 2000. Cada episódio apresentava cenários especiais, com um final diferente a ser escolhido pelos telespectadores por meio de votação por telefone.

Vários atores e apresentadores internacionais passaram pela bancada do Você Decide: Antônio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, Susana Werner, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas e Luciano Szafir.

Você Decide é a segunda teledramaturgia mais longa da TV Globo, com 9 temporadas e 323 episódios.

Em seu último ano de exibição, o programa foi exibido na quinta-feira logo após a Linha Direta, cujo último programa foi ao ar em 17 de agosto de 2000.

Na semana seguinte o programa seria cancelado, substituído pela série Aquarela do Brasil. . Os maiores nomes da teledramaturgia brasileira participaram dos episódios, alguns atores participaram de cerca de oito episódios.

Alguns episódios foram repetidos de 2 a 20 de julho de 2001, em Vale a Pena Ver de Novo, apresentado por Susana Werner, na tentativa de angariar a audiência da época, que era baixa desde que se repetiu a novela Tropicaliente, a anterior. um ano.

No entanto, a audiência de Você Decide continua pior do que qualquer outra novela registrada até então - alguns episódios ficaram quase em terceiro lugar, atrás de SBT e Record.

Além disso, a Globo estava sob pressão do Ministério Público Federal para reproduzir, sem cortes, episódios com a classificação original de 14 anos, o que não é permitido no horário da tarde, em classificação gratuita.

A rejeição à iteração do Você Decide foi tão grande que inspirou a criação de um site anônimo, que continha um texto se posicionando contra a decisão global e um referendo em que a permanência definitiva das novelas de Vale a Pena Ver de Novo foi derrotado. limite máximo.

Com o fracasso total de Você Decide, na segunda semana de repetição do episódio, a emissora decidiu repetir pela segunda vez a novela A Gata Comeu, que rapidamente recuperou a audiência perdida.

"Confissões de Adolescente" (1994-1996)

A trama gira em torno de quatro jovens irmãs de diferentes idades e personalidades; Carol (Deborah Secco), de 13 anos, que é masculina e rebelde; Natália (Dani Valente), de 16 anos, é sonhadora, meiga e insegura. Bárbara (Georgiana Góes), 17 anos, é uma pessoa inovadora e experiente; Diana (Maria Mariana), 19 anos, mais responsável e madura que as outras.

Diana também é quem conta as histórias. Há ainda Paulo (Luis Gustavo), advogado de sucesso e pai ausente, pai das meninas, Diana e Bárbara são filhas do primeiro casamento, Carol do segundo, e Natália, filha adotiva de Paulo com namorada falecida.

No cotidiano dessas irmãs ocorrem descobertas, dúvidas e mistérios comuns à juventude, como; questões de identidade, paixões, gravidez, sexo e drogas.

"Carga Pesada" (1990-2007)

A ideia dessa série surgiu em 29 de março de 1978, quando foi ao ar o Caso Especial "Jorge, um Brasileiro". Originalmente escrito por Osvaldo França Jr., contava a história de um caminhoneiro que transportava mercadorias no meio de Minas Gerais. O especial foi produzido por Nilton Cupello, com direção de Paulo José e direção de Ziembinski.

Normalmente, cada episódio apresentava 30 pessoas e as filmagens duravam em média três dias. Alguns episódios foram rodados nos estúdios Herbert Richers, no Rio de Janeiro, mas cerca de 90% dos episódios foram rodados ao ar livre, a maioria à noite.

Embora nas histórias Pedro e Bino viajem para diferentes regiões do Brasil, cada episódio foi filmado na estrada do estado do Rio de Janeiro. Os escritores fizeram referências ao local onde a trama se passa por meio de referências culturais e morais.

Isso pode ser observado nas várias paradas no posto Galop, na Rodovia Presidente Dutra, ou no relevo dos característicos morros, campos e serras inusitadas.

Naquela época, os atores tinham que fazer o papel de dirigir um caminhão de verdade, ficar alerta na estrada, lembrar do roteiro, além de auxiliar a produção, segurando um refletor entre as pernas, enquanto o fotógrafo fazia fotos penduradas do lado de fora do caminhão.

Carter Carlos Santos foi contratado para ajudar os atores a interpretar os papéis dos caminhoneiros e ajudar na filmagem das cenas de direção.

Leia também: Filmes dos anos 80 sobre computadores

Essas são apenas algumas das muitas séries brasileiras de sucesso dos anos 90. Cada uma delas se destacou por sua qualidade de produção, enredos envolventes e personagens memoráveis que conquistaram o coração dos telespectadores.

Séries que fizeram história na cabeça das pessoas

"Castelo Rá-Tim-Bum", por exemplo, foi uma série que marcou uma geração inteira, conquistando tanto as crianças quanto os adultos com suas lições educativas e personagens carismáticos. Já "Sai de Baixo" se tornou uma das mais populares séries de comédia do Brasil, com seus diálogos hilários e situações engraçadas.

"Mundo da Lua", por sua vez, era uma série que misturava animação e live-action, apresentando uma trilha sonora inesquecível e abordando temas importantes como a relação entre pais e filhos e a importância da ciência.

"Malhação", que ainda está no ar, se tornou uma das séries juvenis mais populares do Brasil, com suas histórias envolventes sobre os desafios e as emoções da adolescência.

"Você Decide", por sua vez, foi uma série inovadora que permitiu que os telespectadores decidissem o final das histórias apresentadas, fazendo com que a audiência se sentisse mais envolvida com a trama.

"Confissões de Adolescente" retratou de forma autêntica a vida de adolescentes, mostrando a luta diária para encontrar seu lugar no mundo e lidar com as responsabilidades da vida adulta.

Por fim, "Carga Pesada" foi uma série emocionante que retratou a vida dos caminhoneiros e seus desafios nas estradas do Brasil, mostrando a importância da amizade e da lealdade.

Concluindo sobre as séries brasileiras de sucesso dos anos 90

As séries brasileiras dos anos 90 ainda são lembradas com carinho pelos fãs, e muitas delas tiveram um impacto significativo na cultura pop brasileira.

Se você ainda não assistiu a alguma dessas séries, vale a pena conferir e se encantar com as histórias que conquistaram o Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato