Linguagem de programação mais usada para criar sistemas e que quase ninguém comenta

linguagem de programação mais usada


A linguagem de programação mais usada para criar sistemas é aquela que atende as necessidades da empresa, usuários e do programador.

É fácil criar uma lista com várias linguagens, afinal a internet está cheia de postagens com este assunto, porém a realidade pode ser outra.

Uma linguagem de programação deve estar alinhada com a facilidade de uso (para usuário e programador), segurança e ambiente que será usada.

Pensando nisso criei este artigo com vários tópicos que talvez você não encontrará em outros locais, sendo assim, boa leitura.

Linguagem de programação mais usada para arrumar emprego

Talvez você esteja pensando em Java Script, Python, PHP ou mesmo em CSS, mas a realidade é outra quando o assunto é falta de profissionais.

Linguagens derivadas do Clipper e que seguem o padrão xBase são muito utilizadas para a criação de sistemas/ERP´s.

Empresas como a TOTVS e Sygecom mostram que o mercado está aquecido, além de profissionais liberais que atendem diversos nichos de mercado.

Eu mesmo sou exemplo disso, além de outras linguagens, bem como inbound marketing, trabalho com o padrão xBase, tanto na criação de novos sistemas como na conversão de sistemas antigos feitos em Clipper.

Para isso utilizamos a plataforma Harbour que trabalha com o padrão xBase, porém é mais conhecida por usuários que já trabalharam com dBase e/ou Clipper.

Com o Harbour pode-se criar sistemas para Windows, Linux e Mac.

Aprenda Cobol e surpreenda-se com os resultados

Sabe aquela linguagem de programação que o seu pai (ou avô) utilizava no trabalho no tempo que programadores eram vistos como pessoas fora do normal?

Então, provavelmente esta linguagem era o Cobol, que é utilizado até hoje, pagando altos salários e com falta de profissionais.

Para se ter uma ideia a previdência social nos Estados Unidos está passando por um sério problema, o sistema foi feito em Cobol e precisa constantemente de atualização, mas os profissionais que trabalham com a linguagem vão aposentando-se com o tempo.

Você pode perguntar-se, "Porque as empresas não atualizam-se com linguagens mais modernas em vez de utilizar o Cobol ?", a resposta é simples, isso é inviável.

Porque as empresas não atualizam-se com linguagens mais modernas em vez de utilizar o Cobol ?

Em virtude disso empresas como a IBM fazem um grande esforço para formar novos profissionais especialistas em Cobol, porém o ideal é que a linguagem fosse ensinada também nas universidades.

Linguagem de programação mais usada e "mãe" das outras linguagens

Aqui eu falo da linguagem C, ela que até os dias de hoje é ensinada para um público amplo e o motivo é simples, ela é mãe da maioria das linguagens modernas.

Java Script, C# e C++ são apenas alguns exemplos de linguagens que foram inspiradas na linguagem C, mas vamos além.

Sistemas operacionais também são criados no todo ou em parte utilizando esta linguagem, sendo assim posso dizer que com a saída das linguagens como Clipper, Cobol e Basic a linguagem C passou a ser uma das mais aprendidas.

Empresas que buscam profissionais com conhecimento na linguagem C aparecem constantemente, isso acontece porque muitas máquinas e robôs são programados utilizando linguagem C.

Pascal a linguagem de programação mais usada em muitos sistemas

Pascal foi a primeira linguagem que tive contato na universidade e na época fiquei impressionado com o seu potencial.

Criávamos diversos sistemas em modo console e até hoje vejo o Pascal como uma das melhores linguagens para o aprendizado da lógica de programação.

Delphi e Lazarus são derivados do Pascal

Deixei o Delphi e o Lazarus como subtítulos da linguagem Pascal porque são linguagens derivadas do Pascal.

Em 1993 a Borland iniciou o desenvolvimento de um ambiente visual (Delphi) para que o Pascal pudesse ser utilizado no ambiente Windows.

Este "Novo Pascal" foi batizado de Object Pascal e foi lançado em 1995.

O Lazarus é uma linguagem open source que utiliza o free pascal como base e também possui um ambiente visual.

A vantagem do Lazarus é que pode-se utilizá-lo no Windows, Linux e Mac.

Basic, Linguagem de programação mais usada no começo da micro informática

Talvez você pode estar pensando - "Há Ricardo, basic não, aonde vou utilizar esta linguagem ?" - e de certa maneira você pode estar certo, afinal o basic raiz ninguém mais utiliza.

Levando isso em conta vou mostrar alguns fatos...

1 - Com o surgimento do Windows foi criada a linguagem Visual Basic, que foi até VB 6.0.

O VB.net, que é encontrado na plataforma dot.net., foi criado para facilitar o aprendizado dos usuário do antigo Visual Basic.

2 - Visual basic for Applications

Também conhecida como VBA é a linguagem utilizada para a criação de sistemas dentro do pacote office.

3 - O próprio basic

Caso não tenha atentado para isso o próprio basic possui uma comunidade ativa, principalmente para aprender lógica de programação.

Usuário do antigo MSX contam contam com dois sites que oferecem a possibilidade da criação de programas em Basic, bem como a utilização de jogos.

Acesse:

Conclusão sobre linguagem de programação mais usada

Ainda existem linguagens como LUA (brasileira) , Perl, Fortran e Assembly, que podem não ter muitas oportunidades de trabalho, porém profissionais também são poucos.

No final das contas, uma mão lava a outra, e quanto menos profissionais no mercado, melhores serão os salários, quanto mais vagas mais as empresas exigirão dos profissionais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato